segunda-feira, 25 de abril de 2016

Renault Koleos 2016 apresentado

Foi apresentado hoje o novo SUV da Renault para o segmento D, cujo nome será Koleos.

image

Ao que tudo indicava durante esta semana, o nome Koleos só seria usado em países asiáticos, onde o Koleos 1 ainda vende extremamente bem. Em países europeus onde o Koleos 1 vendia extremamente mal, deveria chamar-se Maxthon. No entanto, fontes da Renault Portugal já confirmaram o nome Koleos 2 para todos os mercados, até mesmo os Europeus, onde o antigo Koleos vendia bastante mal.

Primeira foto oficial revelada pela Renault - Antes da foto ser confirmada, ela já circulava pela internet durante esta semana.
Koleos é um nome que já existe na gama da Renault desde 2008, com o Koleos 1. Até 2016, ele vendeu mais de 300 000 unidades em todo o mundo, mas 75% dessas vendas foram fora da Europa. E Portugal não era excepção para as péssimas vendas do Koleos: Aliás, ele vendia tão mal em Portugal, que ele saiu da gama em 2011.

CLIQUE EM "LER MAIS" PARA CONTINUAR A LEITURA.


_________________________________________________________________________________________________________________________

Aliás, mais de um terço das vendas do Koleos desde 2008, pertencem ao mercado Chinês.

image

De qualquer modo, este NOVO Koleos será um modelo mundial, desde a Ásia até à Europa, passando pela Austrália. Venderá em todos os países nos quais a Renault tenha mercado existente.


Está a ser apresentado ao público no Salão de Pequim.


A nível de segmentos, este novo "Koleos" situa-se acima do Kadjar (o Mégane SUV) e no mesmo segmento do Espace e Talisman, mas num formato SUV. É do mesmo segmento do seu "primo" Nissan X-Trail.


No interior, contamos com o painel de 8.7 polegadas com o R-Link 2 integrado (consoante a versão) (Já usado no Espace, Mégane, Talisman, e Scénic) centrado no tablier do Novo Koleos.

O R-LINK 2 é o centro de controlo do automóvel (multimédia, navegação, comunicações, rádio, ajudas à condução, etc.). 


O R-LINK 2 funciona como um tablet normal, com a mesma qualidade tátil, graças à tecnologia "capacitiva”: zoom com dois dedos, mudança das páginas, arrastar/largar, etc. 

É possível personalizar as quatro páginas iniciais existentes à escolha, e são uma grande ajuda a aceder aos widgets mais essenciais. Através da R-LINK Store é possível aceder a um vasto catálogo de aplicações (widgets), concebidas especificamente para uma utilização a bordo de um automóvel.


Como complemento ao tablet de 8.7 polegadas centrado no Tablier, temos a substituir a instrumentação destinada ao condutor um ecrã a cores TFT de 7 polegadas, posicionado atrás do volante. Este ecrã propõe uma visualização personalizável das informações clássicas de condução, como a velocidade, o regime do motor, o consumo, etc.
A iluminação ambiente interior é personalizável graças à utilização de LED e pode apresentar uma tonalidade verde, azul, amarela, vermelha ou violeta, consoante o estado de espírito do condutor e dos passageiros.

image

A posição de condução é bastante alta, o que dá uma excelente visibilidade ao condutor. A posição de condução é mesmo 150 mm mais alta que a do Talisman, o que seria de esperar para um SUV de grandes dimensões.

image

Os bancos dianteiros do Novo KOLEOS dispõem, consoante as versões de 6 vias de regulação elétrica, regulação lombar elétrica, assento e encosto do banco aquecidos, com dois níveis de intensidade, e função de ventilação integrada.


image

“O Novo KOLEOS completa a renovação estilística da gama Renault, iniciada, em 2012, com o Clio. Enquanto designer, o desafio consistia em imaginar um SUV simultaneamente elegante, dinâmico e moderno. E, para tal, não procurámos atenuar os traços característicos dos SUV. Pelo contrário. Com as suas linhas atléticas, flancos musculados e distância ao solo sobrelevada, nós acentuámo-los. No final, o Novo KOLEOS inspira uma certa força tranquila: é um verdadeiro SUV e um verdadeiro Renault.”

Laurens van den Acker - Diretor do Design Industrial da Renault.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG TUMBLR DA RENAULT PORTUGAL

image
De acordo com a marca, este é um SUV que "evoca" robustez e aventura.
Para realçar este estilo característico dos SUV, o Novo KOLEOS dispõe de proteções laterais de porta, de grandes rodas (até 19 polegadas) e de barras de tejadilho em alumínio.

SKETCH DO RENAULT KOLEOS, ONDE SE NOTAM AS SEMELHANÇAS COM O RENAULT TALISMAN.

CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA UMA MAIOR RESOLUÇÃO.

A nível de estética, não segue tanto o Kadjar, mas sim o Talisman.

De acordo com a marca, "O parentesco com o Talisman, a nova grande berlina da Renault, é evidente e permite associar, imediatamente, o Novo KOLEOS ao topo de gama da Renault. Os pontos comuns encontram-se no design da face dianteira, com o losango Renault orgulhosamente instalado em posição vertical, numa ampla grelha cromada.", no Blogue Tumblr da RENAULT PORTUGAL



Quanto às ajudas à condução, a Renault dispôs os sistemas da seguinte forma:

  • PROTEGER: Travagem ativa de Emergência
  • ALERTAR: Alerta de transposição involuntária de faixa, Alerta de distância de segurança, Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos painéis de sinalização, Aviso de ângulo morto, Alerta de deteção de fadiga
  • FACILITAR: Câmara de marcha-atrás, Faróis de máximos automáticos, Ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, e Estacionamento em mãos livres (Easy Park Assist)

PLATAFORMA CMF usada pela Renault em vários modelos, nomeadamente no NOVO KOLEOS.

Este modelo não só partilhará o segmento com o Nissan X-Trail, como também partilhará a sua plataforma (CMF) e as dimensões (4,67 m).

Foto-espia apresentada num fórum chinês, que revela mais detalhes deste modelo, neste caso uma jante.
Consoante os mercados, o Novo KOLEOS estará disponível com dois motores a gasolina e dois motores diesel, com potências entre 130 e 175 cv (96 a 127 kW), associados a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática X-Tronic.


No mercado local, o Koleos será feito em parceria com a Dongfeng. O SUV será lançado na Europa em 2017, com especificações e motores diferentes.


O conforto sonoro também não foi excepção neste novo Renault KOLEOS: Este SUV conta com um sistema de som BOSE, que oferece uma "experiência acústica de excelência", de acordo com as palavras da RENAULT PORTUGAL.

2 comentários:

  1. Aguardo ansiosamente a sua chegada a Portugal, para nessa altura equacionar a substituição da Laguna Breack adquirida em Janeiro/2012.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por ter lido o nosso texto!
      Visto que está a pensar em adquirir esta viatura, este artigo nosso deverá interessá-lo: http://diario-automovel.blogspot.pt/2016/04/exclusivo-diario-automovel-renault.html

      Eliminar