terça-feira, 14 de junho de 2016

Renault apresenta o Clio atualizado

Tal como se esperava devido aos "teasers" apresentados nos últimos dias (ver aqui), a Renault aproveitou o dia 13 de Junho de 2016 (no ano em que o modelo Clio celebra o 26º aniversário) para mostrar o facelift do Clio e Clio carrinha, já que o Clio 4 se encontra desde 2012 no mercado sem qualquer alteração estética.


Agora, o Clio traz faróis Full-LED "Pure Vision" (somente em algumas versões), integrados em ópticas frontais renovadas, que, apesar de ainda terem a mesma forma, contam agora com uma nova assinatura luminosa em forma de "C", o que já era sabido que iria existir, devido aos "teasers" que a marca tinha apresentado anteriormente.


E há mais: a grelha frontal foi ligeiramente redesenhada, agora é mais uniforme e "arredondada". O pára-choques também foi completamente alterado: Agora, conta com uma estética mais inovadora, faz com que o carro pareça mais largo. Na traseira, o pára-choques sofreu mudanças ligeiras, que ajudam a uma estética mais "robusta".


Mas a principal novidade está no interior: Ao contrário do que se fazia esperar, este novo Clio traz novos materiais no interior. Agora, de acordo com a marca, o novo Clio "dispõe de materiais herdados dos modelos topo de gama da Renault", pelo que agora tem materiais mais agradáveis ao toque e com melhor estética.


A marca decidiu oferecer uma vasta gama de opções de infotainment para o cliente: Assim sendo, o novo Clio tem 3 sistemas à escolha: o sistema MediaNav Evolution, o sistema R-Link Evolution, e o novo sistema R&Go, que é um opcional em todas as versões, desde a versão base até à topo de gama, que conecta o rádio do carro ao telemóvel, e apresenta o sistema de infotainment no mesmo. Este novo Clio terá também o sistema de som BOSE como opcional, o que é uma novidade para o Segmento B da marca.


A marca aproveitou este "restyling" do Clio para trazer o motor a diesel 1.5 dCi de 110 cavalos acoplado a uma caixa de 6 velocidades manual. Este motor já estava no Renault Captur, só agora foi adicionado ao Clio. Irá existir também mais um motor a gasolina: um TCe de 120 cavalos, que estará acoplado à mesma caixa de 6 velocidades, ou a uma Automática EDC. Com todas estas novidades de motorizações a somar às já existentes, irão existir 11 combinações possíveis de motor/caixa de velocidades.


Quanto às ajudas à condução a marca esforçou-se bastante em inovar: Como um "extra" aos sensores traseiros, o novo Clio (consoante a versão) traz sensores de estacionamento frontais, e uma câmara de marcha-atrás. Nas versões de topo, contamos com o sistema "Easy Park Assist", que, basicamente, faz com que o carro estacione de forma autónoma. Existe também um sistema de alerta de ângulo morto.


E há mais: À semelhança da nova Renault Scénic, (ver aqui), Grand Scénic (ver aqui), entre outros, espera-se que este Clio venha a trazer o sistema Hybrid Assist, que, de acordo com a marca, consiste num motor diesel "electrificado". Este "facelift" traz ainda quatro novas cores de carroçaria (Azul Iron, exlusivo da versão GT Line; Vermelho Intens; Cinzento Titanium; Branco Pérola; Laranja Tónico, exclusivo do RS), e novas jantes. O novo Clio RS deverá ser apresentado no final do ano.


Este novo Clio, com preços a começar nos 13.700€ em França, deverá estar disponível já em Setembro de 2016. Espera-se que este novo Clio se encarregue de continuar a carreira de sucesso que o Clio sempre tem tido a nível de vendas, desde o início da sua carreira. Aliás, o modelo Clio já vendeu mais de 13 milhões de unidades desde o seu início.

Sem comentários:

Enviar um comentário