sábado, 3 de setembro de 2016

Skoda Kodiaq apresentado Oficialmente

Clique em cima da imagem para uma maior resolução.


Já há alguns meses que o novo SUV da Skoda, o Kodiaq, era esperado. Já tinham sido lançados vários teasers (veja aqui) e um concept que, de acordo com a marca, iria antever 90% da estética final do modelo, pelo que o aspeto do modelo até já era bastante previsível. Mas a verdade é que nada supera um lançamento oficial, o qual decorreu hoje, dia 2 de Setembro de 2016, depois de 4 anos de desenvolvimento e 1 milhão de quilómetros feitos em testes. No entanto, a apresentação ao público só irá decorrer no Salão de Paris, em Outubro.

Detalhe do painel dos mostradores.

Conta com versões de 5 e 7 lugares, que variam no espaço de bagageira, e número de lugares. Este modelo situa-se no segmento D, sendo um SUV que encaixa na gama ao lado da berlina Superb. Mais ao menos o que acontece na Renault entre o SUV Koleos e a berlina Talisman (veja aqui). Este modelo concorre com o Koleos da Renault, o X-Trail da Nissan, e o Touareg da Volkswagen.

Detalhe do farol dianteiro.

Detalhe do farol traseiro

No entanto, este modelo distancia-se dos restantes pelas suas soluções eficazes que tornam a vida a bordo mais completa. Pode-se dizer que a marca concentrou-se mesmo em ideias "Simply Clever", que fazem jus ao slogan da marca. Um bom exemplo é o espaço da bagageira que, tal como a Skoda tinha prometido, é o maior do segmento. A versão de 7 lugares conta com: 270 litros com os 7 bancos abertos, 630 litros com 5 bancos abertos, e uns "gigantescos" 2055 litros com todos os bancos rebatidos. Já a versão de 5 lugares, tem 720 litros com os 5 lugares colocados, e uns ainda mais gigantescos 2165 litros com todos os bancos rebatidos!


Guarda-luvas duplo

E esse é apenas um de muitos exemplos da eficácia e praticidade deste modelo: Destaca-se ainda a possibilidade de rebocar até 2.5 toneladas de peso! E para melhorar as manobras, até mesmo com um reboque lá atrás, o condutor pode contar com câmaras de 360º em redor da viatura, cujas imagens podem ser vistas através do ecrã táctil 6.5 polegadas (ou 8 polegadas, se optar pelo sistema Bolero) de infotainment, que conta também com o sistema Connect, assim como ligação ao telemóvel (com o sistema Android Auto e Apple CarPlay).

Detalhe da consola central

Não podemos também esquecer algumas curiosidades mais simples como o guarda-guardas-chuvas integrado nas portas, para não molhar o interior.

No que toca a assistências à condução, estão disponíveis sistemas como o Assistente dianteiro com travagem de emergência em cidade, sistema de proteção de peões, cruise control adaptativo, alerta de mudança de faixa, e alerta de veículos no ângulo morto.

Lugares traseiros do novo Skoda Kodiaq

Quanto a motores, vão estar disponíveis em Portugal os motores diesel 2.0 TDI com 150 ou 190 cv e os motores a gasolina 1.4 TSI com 125 ou 150 cavalos e o 2.0 TSI com 150 cavalos. Estes motores serão acoplados a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática DSG de seis ou sete velocidades. Deverá chegar a Portugal em Março de 2017. Este modelo vai estar disponível também em mercados como a Índia, China, e Estados Unidos.


Em 2018 é possível que venha surgir uma versão híbrida, concebida com base no motor 1.4 TSI a par com um motor elétrico, e juntos poderão criar 225 cavalos, e andar em modo elétrico durante 46 quilómetros. Em 2019, é de facto possível que surga uma versão completamente elétrica. E é possível que nos próximos tempos possa de facto surgir uma versão desportiva vRS deste SUV.

Sem comentários:

Enviar um comentário