quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

CURIOSIDADE: A origem do nome Renault Talisman

Apesar do nome Talisman na Renault ser recente para nós com a chegada da nova berlina da Renault, a marca francesa já o usa há vários anos para diversos fins, desde protótipos que nunca chegaram à produção, até veículos que nunca foram vendidos na Europa.

Em 2001, a Renault preparava-se para criar uma nova identidade visual, com uma estética mais "radical", que iria ser usada em carros como o Mégane II, o Avantime, entre outros. Assim sendo, surgiu nesse ano um protótipo chamado "Talisman" que apresentava o conceito visual que a Renault iria começar a adoptar.

Protótipo Talisman da Renault - 2001

Protótipo Talisman da Renault - 2001

Entretanto em 2015, foi apresentado o sucessor do Renault Laguna. Ainda não se sabia como se iria chamar, mas sabia-se que não se iria continuar chamar Laguna, para o novo modelo manter uma reputação limpa de problemas do passado que estavam associados ao nome Laguna. Haviam suspeitas que se iria chamar Atalans porque a marca tinha registado a patente desse nome recentemente. 

No entanto, chegou o dia 6 de Julho de 2015, foi apresentado o modelo, e chamou-se Talisman. Em inglês, a palavra significa talismã (amuleto de sorte). Este sim é o Talisman que nós bem conhecemos:



No entanto, não foram só estes os usos que a marca deu ao nome Talisman: antes de 2015, a Renault vendia no mercado chinês uma versão do Samsung SM7 com o logótipo Renault e com o nome Talisman, de segmento superior ao do Talisman que foi agora apresentado na Europa. Enquanto o Samsung SM7 se concentrava no mercado Coreano, a versão Renault vendia-se na China.


Sem comentários:

Enviar um comentário